quarta-feira, 11 de março de 2009

Frutos silvestres


Os frutos silvestres, em particular os mirtilos, podem reduzir a quantidade de mau colesterol no sangue, diminuir o risco de incidência de certos tipos de cancro e evitar infecções no aparelho urinário. Mas é o seu possível contributo para a juventude do cérebro e da mente que está a captar a atenção dos investigadores.

À semelhança de todos os tecidos no organismo, o cérebro possui uma defesa contra intrusos indesejados: a inflamação. Uma parte importante deste processo é a reacção imunitária, que implica a produção de radicais livres nocivos, os quais, para além de repelirem os invasores indesejáveis, danificam as próprias células cerebrais – a grande causa do envelhecimento do cérebro.

As suas vantagens

Os frutos silvestres contêm grandes quantidades de polifenóis que combatem o envelhecimento do cérebro. Fazem-no de duas formas. Por um lado, são poderosos antioxidantes que absorvem os radicais livres nocivos.

Por outro, possuem propriedades anti-inflamatórias naturais que diminuem o número de células responsáveis pela reacção imunitária, reduzindo o efeito do envelhecimento.

Prova científica
Para comprovar o efeito positivo do consumo de frutos silvestres no cérebro, foi encetada uma experiência de dois anos que envolveu a realização de testes de memória e de reacção em idosos através da internet:

Os voluntários foram aleatoriamente distribuídos por grupos que recebiam doses diárias de mirtilos e de outros alimentos. O grupo dos mirtilos apresentou uma melhoria de 4,2% na capaciade cognitiva (mais do dobro da melhoria nos outros grupos).


Interessa-lhe saber...

Desde 1999, inúmeras experiências com ratos de laboratório confirmam que os mirtilos são um superalimento para o cérebro: melhoram o equilíbrio e a coordenação, reduzem consideravelmente os danos cerebrais após AVC e aceleram a posterior recuperação, chegando a estimular a criação de novas células cerebrais.

Coma uma porção de frutos silvestres todos os dias, como parte das cinco porções diárias de fruta e legumes. Duas a três colheres de sopa cheias de frutos silvestres é mais ou menos o equivalente a uma porção de 80 gramas.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial da revista Prevenir.

Sem comentários: