domingo, 8 de março de 2009

Como o tabaco afecta a pele

Não lhe vamos dizer que o tabaco faz mal à saúde porque partimos do princípio que já sabe e que se fuma é porque quer.

Mas vamos relembrá-la dos graves efeitos adversos que tem sobre a sua pele.

A nicotina dos cigarros estreita os vasos sanguíneos na camada superior da pele, reduzindo o seu aporte de nutrientes. Para além disso, fumar destrói o colagénio, responsável, juntamente com a elastina, por manter a pele elástica e forte.

A pele da fumadora caracteriza-se, por isso, por ter mais rugas e um aspecto amarelo-acinzentado, resultante de uma circulação deficiente. A sua epiderme precisa de uma grande quantidade de vitaminas antioxidantes.

A idade crítica

O efeito dos cigarros é cumulativo. Se fumar há pouco tempo, a capacidade de reparação da sua pele será maior, mas se já não se lembra de quando fumou o seu primeiro cigarro, basta olhar-se ao espelho e ver a quantidade de rugas que tem e o tom baço que a sua pele exibe.

Como atacar o problema

A melhor solução é despedir-se do tabaco para sempre. Tem à sua disposição inúmeros métodos para o abandonar, basta querer.

O que pode ir fazendo já, enquanto pensa em deixar de fumar, é dar à sua pele, através da alimentação, as vitaminas de que precisa para lutar contra os efeitos nefastos do tabaco. Especialmente vitaminas com efeito antioxidante como a A, a E ou a C.

Também deve aplicar cremes que incluam estas vitaminas entre os seus princípios activos e não se esquecer de usar diariamente um anti-rugas eficaz.

Artigo publicado em Sapo Mulher. Texto de Madalena Alçada Baptista. Responsabilidade editorial e científica da revista Ultimate.

Sem comentários: