domingo, 1 de março de 2009

12 minutos para fortalecer as costas


Quer que a parte traseira do seu corpo deixe de incomodar a sua restante anatomia?

David Rothbart, do Grupo da Espinha Dorsal do Texas (EUA), garante que uma boa postura corporal previne futuros problemas dorsais e melhora a digestão.

Basta seguir um programa diário de 12 minutos:

2 minutos
  • De manhã, coloque-se em pé à frente de um espelho e observe-se de costas. Corrija a sua postura, até conseguir que as suas orelhas, ombros, ancas, joelhos e tornozelos formem uma linha recta. O seu corpo sente-se melhor quando está alinhado.

1 minuto
  • No trabalho, assegure-se de que tem os pés apoiados no chão e que os seus olhos estão ao mesmo nível do monitor do computador, sem a obrigar a baixar a cabeça. Se a sua cadeira e mesa forem altas, use um repousa-pés para manter os pés planos.

3 minutos
  • Ao longo do dia, em seis ocasiões, perca 30 segundos a verificar a postura. Quando se sentar, os seus ombros devem ficar inclinados para trás e as coxas devem estar bem apoiadas.

5 minutos
  • Respire fundo e ande durante um minuto pela casa ou escritório, cinco vezes ao longo do dia. Estes pequenos passeios melhoram a sua postura corporal.

1 minuto
  • Quando se deitar, dedique 60 segundos a encontrar uma posição de sono adequada, colocando-se de lado ou de barriga para cima.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir.

Sem comentários: