quarta-feira, 4 de março de 2009

Como prevenir o temido cancro da mama


O cancro da mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres de todo o mundo.

Só em Portugal, são detectados anualmente cerca de 4.500 novos casos, morrendo por ano cerca de 1.500 mulheres vítimas desta doença.

Com hábitos saudáveis, pode no entanto preveni-la. Faça exercício físico regularmente. Dedique meia hora por dia a caminhar depressa, por exemplo. Por outro lado, tente seguir uma alimentação saudável, equilibrada e com poucas gorduras.

Evite os factores nocivos. De certeza que já sabe do que é que estamos a falar: do álcool e do tabaco. Também não deve tomar contraceptivos sem controlo médico.

Tente dar de mamar aos seus filhos. Se os tiver, claro. É bom para eles e para si: o aleitamento materno diminui o risco de cancro da mama. Faça regularmente o auto-exame da mama (auto-explorações). Se reparar em alguma coisa, não se assuste, mas vá ao médico.

De acordo com Gabriela Sousa, especialista em Oncologia Médica no IPO de Coimbra e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Senologia, estes são alguns dos aspectos que deve ter em conta para preservar a saúde do seu peito:

  • Faça o auto-exame da mama mensalmente. Veja como o executar da maneira mais correcta clicando aqui;
  • Consulte o ginecologista anualmente ou de 6 em 6 meses, se ainda for menstruada. Em cada consulta, deve ser feito o exame mamário;
  • Se tiver mais de 45 anos, aderira ao Programa Nacional de Rastreio (informe-se junto do seu centro de Saúde);
  • Se tiver antecedentes familiares de cancro da mama, informe o seu médico para que este pondere a possibilidade de iniciar a realização da mamografia e/ou ecomamária mais cedo;
  • Faça exercício físico para manter a saúde dos ossos e controlar o peso;
  • Siga uma alimentação saudável, rica em vitaminas e vegetais, e sem gorduras;

Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto: Madalena Alçada Baptista. Revisão científica: Dra. Gabriela Sousa (especialista em Oncologia Médica no IPO de Coimbra e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Senologia). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: